A startup Aeri I Drone obteve o primeiro lugar em uma das modalidades do Desafio Agro Startup 2021, promovido pelo Sistema da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg) e pelo Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas em Goiás (Sebrae-Go).
Durante a final, denominada “Demo Day” (dia de apresentação), nove Agtechs (startups do agronegócio) apresentaram, para a banca formada por especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto para o Desenvolvimento da Agropecuária (Ifag), Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (SEDI) e da Bayer Produtos Agropecuários e dos organizadores, soluções para problemas que atingem a atividade agropecuária.
Foram avaliados o plano de negócio, a viabilidade econômica, proposta de valor, o problema, a solução e as estratégias das equipes para competir no mercado. O desafio selecionou equipes nos programas Acelera Campo e Conecta Campos.
Aeri I Drone
Pelo Conecta Campo, em primeiro lugar no desafio ficou a startup Aeri I Drone, que atua com foco no manejo de plantas daninhas em pastagens de difícil acesso, utilizando pulverizadores de precisão.
Os testes e a validação foram feitos em 7 propriedades rurais parceiras do Conecta Campo e a solução se mostrou bastante eficiente para automatizar a aplicação de defensivos.
O gestor da Informação da Aeri I Drone, Carlos Henrique Carvalho, afirma que esse contato com os produtores rurais foi muito positivo.
“A experiência trouxe conexão com o público-alvo e insights estratégicos para aperfeiçoar o negócio e ganhar clientes. Durante o programa, aprendemos a estruturar nosso produto e entregar ao produtor rural uma nova alternativa para a pulverização de precisão, que trará mais produtividade”, conclui.
Os outros componentes da equipe são Willian Silva (engenheiro mecânico) – CEO; Augusto Batista – (engenheiro agrônomo) consultor técnico e piloto de drone e Danielle Almeida (Sistemas de Informação), desenvolvedora de software.
A startup Trato, plataforma voltada para aumentar a eficiência das propriedades de pecuária de corte por meio de IOT (Internet das Coisas) obteve o segundo lugar e a Just Bio Solutions, que propõe o aumento da produtividade agrícola sustentável, ficou com o terceiro lugar.
Pelo programa Acelera Campo, o Agro Startup 2021 premiou também a Milk Farm(aplicativo de gestão de fazenda e da produção do leite) e a PlanTag(rastreabilidade de grãos) e a ProMilk(plataforma para comunicação entre produtores rurais e a indústria), respectivamente em segundo e terceiro lugar.
Os melhores colocados no Acelera Campo receberam prêmios em dinheiro.